quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A ROMÉNIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS


Um electricista da televisão estatal da Roménia atirou-se das galerias do Parlamento de Bucareste para protestar contra as medidas de austeridade do governo romeno (que desde o verão já provocaram a redução de 25 % dos salários dos funcionários públicos e de 15% das pensões de reforma) impostas pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a União Europeia. Apesar do incidente, o primeiro-ministro Emil Boc conseguiu sobreviver à quarta moção de censura de que o seu governo é objecto. Pode ler-se aqui o desenvolvimento da notícia.

Por seu turno, o Parlamento grego aprovou hoje, quase à tangente, o orçamento para 2011, que inclui fortíssimas medidas de austeridade. Entretanto prosseguem as greves em Atenas e noutras cidades, e os próprios deputados de algumas formações incitam a população a manifestar-se nas ruas. Estamos, assim, num clima de pré-guerra civil, que muito naturalmente alastrará a todos os Balcãs e à Europa meridional.



As instituições financeiras europeias e  mundiais estão, consciente ou inconscientemente, a preparar o caminho para uma confrontação de proporções inimagináveis, eventual prelúdio a uma conflagração mundial, como é desejado pelas indústrias de armamento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim vai o mundo.

Esperemos que mude a breve prazo, a bem ou a mal!!!