Como escreve hoje o PÚBLICO, desportivamente, "Portugal ainda é quase só um país de futebol". Relegadas para lugar inferior as restantes modalidades, o futebol, o novo ópio do povo, acarinhado e subsidiado pelos poderes públicos, é o entretém das massas, que querem panem (que começa a haver pouco) e circenses (em que o futebol abunda e cumpre a missão que lhe está superiormente reservada).
Esta euforia futebolística não é, infelizmente, específica de Portugal, já que os governos, em todos os países, promovem o "desporto-rei", para desviar as atenções dos reais problemas dos seus povos.
Entre nós, passado que foi o prazo de validade de Figo, enaltecem-se os dotes de Cristiano Ronaldo (verdade que possui alguns) e a prosápia de Mourinho (a quem, importa dizer-se, se reconhecem, apesar da jactância, reais qualidades de treinador).
Mas existem, fora do futebol, outros desportistas nacionais, com créditos bem firmados, como Nelson Évora, actualmente o único campeão olímpico português, e mais alguns que têm honrado no estrangeiro as cores nacionais.
6 comentários:
Parece-me, de facto, indisputável a firmeza dos créditos do atleta Èvora perante a trivialidade globalizada dos de Ronaldo.
O Nelson Évora é demais!!!
Queremos mais fotos do Évora e do Ronaldo
O brilhante atleta que é Nelson Évora merece mais algumas fotografias no seu blogue. Desta "raça", isto é, desta categoria, não há muitos em Portugal, e sé calhar só a Costa do Marfim, país agora conturbado, poderia produzir um desportista com o nível do Nelson
Com rapazes destes para quê sair de Portugal á procura de noivo???
Entre os dois o meu coração balança
Enviar um comentário