quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PORTUGAL E O FUTEBOL



Como escreve hoje o PÚBLICO, desportivamente, "Portugal ainda é quase só um país de futebol". Relegadas para lugar inferior as restantes modalidades, o futebol, o novo ópio do povo, acarinhado e subsidiado pelos poderes públicos, é o entretém das massas, que querem panem (que começa a haver pouco) e circenses (em que o futebol abunda e cumpre a missão que lhe está superiormente reservada).

Esta euforia futebolística não é, infelizmente, específica de Portugal, já que os governos, em todos os países, promovem o "desporto-rei",  para desviar as atenções dos reais problemas dos seus povos.

Entre nós, passado que foi o prazo de validade de Figo, enaltecem-se os dotes de Cristiano Ronaldo (verdade que possui alguns) e a prosápia de Mourinho (a quem, importa dizer-se, se reconhecem, apesar da jactância, reais qualidades de treinador).



Mas existem, fora do futebol, outros desportistas nacionais, com créditos bem firmados, como Nelson Évora, actualmente o único  campeão olímpico português, e mais alguns que têm honrado no estrangeiro as cores nacionais.

Não é fácil remeter o futebol à suas justas proporções, pois movimenta muitos milhões, ou mesmo biliões de euros em todo o mundo e serve para a cobertura de negócios translúcidos, para não dizer opacos. Mas promovam-se melhor as restantes modalidades.

6 comentários:

João Gonçalves disse...

Parece-me, de facto, indisputável a firmeza dos créditos do atleta Èvora perante a trivialidade globalizada dos de Ronaldo.

Anónimo disse...

O Nelson Évora é demais!!!

Anónimo disse...

Queremos mais fotos do Évora e do Ronaldo

ALCEU disse...

O brilhante atleta que é Nelson Évora merece mais algumas fotografias no seu blogue. Desta "raça", isto é, desta categoria, não há muitos em Portugal, e sé calhar só a Costa do Marfim, país agora conturbado, poderia produzir um desportista com o nível do Nelson

Marina disse...

Com rapazes destes para quê sair de Portugal á procura de noivo???

Anónimo disse...

Entre os dois o meu coração balança