quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ILL FARES THE LAND



Escrevi  aqui sobre a tradução portuguesa do último livro de Tony Judt Ill Fares the Land. Mas não resisto a transcrever, do original, esta passagem, a páginas 193:

«Today, it is as though the 20th century never happened. We have been swept up into a new master narrative of "integrated global capitalism", economic growth and indefinite productivity gains. Like early narratives of endless improvement, the story of globalization combines an evaluation mantra ("growth is good") with the presumption of inevitability: globalization is with us to stay, a natural process rather than a human choice. The ineluctable dynamic of global economic competition and integration has become the illusion of the age. As Margaret Tatcher once put it: There Is No Alternative.»

Recomendo a leitura deste trecho a alguns dos meus habituais comentadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois um dos habituais comentadores considera que a chamada globalização "is here to stay",aliás está por cá, como referido em comentário anterior,desde os Gamas e os Cabrais,como já o Toynbee nos anos 40/50 tinha observado. Postos os continentes em contacto,aperfeiçoando-se os meios de comunicação,não se vê como impedir a evolução desses contactos,que em geral têm beneficiado as populações. Há de facto movimentos irreversíveis na História,contra o que o autor do blog e o Judt aparentemente acham,e a menos de qualquer catástrofe planetária,não se vê como suspender a dita globalização. Dificilmente encontrará,creio,quem pretenda retornar ao século X ou XI,que só o desconhecimento da realidade histórica concreta pode pintar com cores radiosas para a vida diária das populações. Felizmente que o Mundo se abriu,e os homens variados se conheceram,em circunstâncias melhores ou piores,mas com benefício comum. A tal globalização,rejeitando a visão paroquial ou nacionalista do que se passa à nossa volta,é talvez a melhor realização do velho aforismo estoico "Sou Homem,nada do que é humano me é estranho". Exactamente.