sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ET SATAN CONDUIT LE BAL



Alexei Tikhomirov, em Mefistófeles, cantando "Le Veau d'Or", do Faust, de Gounod

Após meses de guerras, atentados, actos terroristas, perseguições religiosas, terramotos, calores e frios jamais sentidos em terras normalmente amenas (com o subsequente cortejo de incêndios, chuvas, inundações, neves, furacões e calamidades similares), crises profundas dos sistemas económico e financeiro (devidas à acção criminosa da especulação internacional), tráfico de pessoas, de órgãos humanos, de droga e de armamento, negação dos direitos humanos, pobreza quando não miséria atroz, doença, assassinatos selectivos, terrorismo de Estado, desprezo pelos mais fracos e subserviência perante os mais fortes, após todo este infindável cortejo de horrores, o ano de 2010 despede-se (segundo o calendário ocidental) das suas vítimas.


Crentes e incréus, manifestam o seu espanto face às desgraças que, num tempo que se pretendia e suporia de paz e de fraternidade, o mundo mais se assemelha a um palco infernal onde desfilam ininterruptamente personagens sinistras. Os incréus protestarão uma vez mais contra a maldade dos homens e das instituições que os integram; os crentes, esses não poderão deixar de pensar que é Satan quem continua a conduzir o baile!
 

3 comentários:

ALCEU disse...

BRAVO! BRAVO! Nada mais apropriado para encerrar este ano fatídico.

O tal leitor disse...

Votos para que o próximo ano não traga tantos alvos para o radar de agudo pessimismo do ilustre autor...

Anónimo disse...

Um post "exemplar" ao cair o pano sobre 2010. Se Deus não nos trouxer a Salvação, ao menos que Mefistófeles nos proporcione os prazeres terrenos (os que ainda restam).