terça-feira, 12 de abril de 2011
ATENTADO EM MINSK
Um atentado bombista ontem à tarde (18 horas locais, 16 horas de Lisboa) na estação de metropolitano de Oktyabrskaya, uma das principais de Minsk, a capital da Bielorrússia, provocou várias dezenas de mortos e feridos.
O presidente Aleksandr Lukashenko, que convocou uma reunião de emergência do Gabinete, afirmou que a explosão fora concebida no estrangeiro e ordenou uma imediata investigação a esta tragédia, ocorrida numa hora de grande movimento, quando os comboios chegam àquela estação repletos de passageiros.
Ao mesmo tempo que determinava um reforço da segurança nacional, Lukashenko aceitou a oferta de ajuda do presidente russo Dmitri Medvedev.
O atentado de ontem é um acontecimento raro num país fortemente policiado e registou-se numa estação situada a poucos metros da sede da presidência da República. Receia-se que este acto criminoso constitua pretexto para uma maior repressão policial por parte de Lukashenko, que se mantém no poder desde 1994.
Há também o temor de que um atentado desta natureza, a exemplo de outros já verificados em capitais europeias, possa constituir um precedente para uma série de atentados terroristas em cadeia, numa altura em que a Europa é confrontada com medidas de redução drástica do nível de vida das populações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É muito provável que comecem a explodir bombas e a haver atentados nas principais cidades europeias.
É só uma questão de tempo, ... e de modo.
Enviar um comentário