domingo, 17 de abril de 2011

O BASTONÁRIO E AS ELEIÇÕES



António Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, propõe que os portugueses façam aquilo que ele chama de "greve à democracia", isto é, que não votem no próximo acto eleitoral. Segundo o bastonário, o futuro do país será decidido pelo FMI e afins, pelo que nada interessa o resultado das eleições do próximo dia 5 de Junho.

Marinho e Pinto salienta a mediocridade, oportunismo e incompetência de todos os políticos portugueses, que considera responsáveis pela situação a que o país chegou. Em sua opinião, uma abstenção generalizada às eleições permitiria a refundação da República.

Evoca ainda declarações de Manuela Ferreira Leite, que aquando das legislativas de 2009, sugerira "a suspensão da democracia por seis meses". Já José Saramago, no seu livro Ensaio sobre a Lucidez (2004), discorrera também sobre umas eleições em que os votos brancos constituíam 70% do total dos votantes.

Não sei se a proposta de Marinho e Pinto é a solução para uma reforma do sistema político, mas não tenho dúvidas que a situação actual, a eternizar-se, levará o país não só à falência económica e financeira mas à falência tout court.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tal como o Prof. Marinho Pinto propõe, também eu, já há muito tempo em conversas privadas me tenho referido a essa atitude. Mostremos a esta cambada nojenta e sem vergonha que nos (des)governa quanto os desprezamos, ausentando-nos em massa das assembleias de voto. Essa será a atitude que tomarei!
Marquis