terça-feira, 22 de junho de 2010

O CHIP


Tem-se discutido nas últimas semanas a colocação de um chip nas viaturas por causa do pagamento de portagens nas chamadas "scut". A questão vai ser debatida no parlamento.

Há dois problemas distintos: um é o pagamento das portagens, outro a colocação do chip. Não discuto o pagamento das portagens, já que é uma situação de que desconheço os pormenores. Mas se houver lugar a portagens, coloquem-se portageiros, como nas outras autoestradas.

A colocação de um chip nas viaturas afigura-se-me mais controversa. Ela colide com as liberdades fundamentais e com a privacidade dos cidadãos. Será mais simples detectar um carro roubado que possua um chip? Não me parece, já que os ladrões se encarregarão de o retirar. Então a medida dirigir-se-á, por interposta viatura, aos próprios condutores. São eles que passarão a ser controlados por quem de direito ou de não-direito.

Assim, surge de imediato a pergunta: será que a colocação de chips nas viaturas é o primeiro passo para a colocação de chips no corpo humano, como já se faz com alguns animais? A resposta só pode ser SIM.

Neste mundo globalizado, em que o big brother foi largamente ultrapassado, poderes inominados e inomináveis assumem o completo controlo da vida privada. Como responderão os cidadãos à progressiva limitação das suas liberdades?

Sem comentários: