terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ALIANÇA DAS CIVILIZAÇÕES

Teve lugar esta tarde, na Universidade Lusófona, uma sessão integrada na Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa, promovida pela United Nations Alliance of Civilizations, de que é Alto-Representante o dr. Jorge Sampaio.

 
Intervieram o dr. Mário Soares, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Esther Mucznik e José Carp (pela religião judaica), Peter Stillwell (pela religião católica), Abdul Karim Vakil (pela religião muçulmana), Isabel Bento, Paulo Mendes Pinto, José Carlos Calazans e o director do Instituto Português de Rrelações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Gaspar. O grande ausente ( e possivelmente o mais desejado) foi o prof. Tariq Ramadan (neto de Hassan el-Banna, fundador da Irmandade Muçulmana), que esteve há dois ou três anos em Portugal (não me recordo da data exacta, mas tive oportunidade de trocar algumas impressões com ele), que ficou retido em Londres por motivos político-profissionais.

A sessão, cuja assistência encheu o Auditório Agostinho da Silva, da Universidade, revelou-se de grande interesse pela qualidade de algumas intervenções, tendo inevitavelmente como subjacente pano de fundo a actual situação no Médio Oriente.

3 comentários:

João Gonçalves disse...

Como é qua ainda há paciência para ir escutar esses portugueses? Para além disso, uma coisa chamada "aliança das civilizações" parece de marcianos.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Devo acrescentar que o dr. Soares disse algumas coisas interessantes e bem humoradas, ao contrário de alguns dos outros intervenientes que ou foram chatos ou se quedaram pelas generalidades, excepção feita ao prof. Calazans, que teceu considerações pertinentes.

Anónimo disse...

uma pouca vergonha!