Leni Riefenstahl, em filmagens nos Jogos Olímpicos de 1936 |
Afinal, foram os alemães que realizaram pela primeira vez filmes em 3D. Enquanto efectuava pesquisas para um novo documentário intitulado How the Third Reich was Recorded, o realizador australiano Philippe Mora encontrou dois filmes de 30 minutos em 3D, executados para o III Reich em 1936, ou seja 16 anos antes do formato se tornar popular nos Estados Unidos. Segundo informações do jornal Guardian, o primeiro filme, com o título So Real You Can Touch It, apresenta imagens de uma barbecue de salsichas alemãs, enquanto o segundo, Six Girls Roll Into Wekend, mostra artistas que terão sido estrelas durante os tempos de guerra.
Segundo Mora «a qualidade dos filmes é fantástica», já que «os Nazis estavam obcecados em registar tudo e todos os pormenores eram controlados - isto fazia parte da forma como ganhavam o país e controlavam a população.». Mora acredita que a existência de filmes nazis em 35 mm prova que os alemães estavam adiantados décadas. Os filmes eram feitos em estudos independentes para o ministério da Propaganda de Joseph Goebbels.
O facto dos filmes agora descobertos estarem classificados como "Raum films" (filmes do espaço) , terá sido uma das razões porque até agora ninguém curou de saber de que se tratava, ignorando o facto de serem filmes em 3D. Acredita o realizador australiano, um perito na matéria, que apresentou em 1973 o filme Svastika, a partir de filmagens particulares efectuadas por Adolf Hitler e Eva Braun em Obersalzberg, que possam estar escondidos, algures na Alemanha, muito mais filmes estereoscópicos da época.
Sem comentários:
Enviar um comentário