sábado, 11 de setembro de 2010

11 DE SETEMBRO - IN MEMORIAM

 
Ocorre hoje o nono aniversário do ataque de dois aviões de passageiros contra as chamadas Torres Gémeas de New York, dia em que também o Pentágono foi supostamente atacado por um avião de passageiros de uma carreira regular e em que outro avião de passageiros se sumiu sem deixar rasto.

De facto, morreram milhares de pessoas.

Este acontecimento, que serviu para justificar a invasão americana (a que se juntaram outros países) do Afeganistão e do Iraque, tem feito correr rios de tinta e ainda hoje se encontra envolvido numa aura de mistério. Muitos livros entretanto publicados contestam a tese oficial, documentando as sucessivas contradições que se foram produzindo desde a primeira hora, provenientes dos próprios organismos oficiais norte-americanos. Há quem subscreva a hipótese de um monstruoso conluio para tornar aceitável a guerra que se seguiu e quem entenda que tal hipótese só poderá ser fruto de uma teoria da conspiração. 

Na guerra que se seguiu, já morreram, e continuam a morrer, milhões de pessoas.

Uma catástrofe.

Terá tudo isto resultado de uma diabólica maquinação por causa do petróleo e para permitir a instalação de bases americanas no Médio Oriente? Foi o ataque aos Estados Unidos um acto, sem cúmplices, de islamistas radicais enlouquecidos? 

Não sabemos a verdade. Talvez nunca saibamos a verdade. Afinal, o que é a verdade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Há teorias da conspiração,sempre à mão de semear,para inverter culpas e desculpas,e há até uma "indústria da conspiração",que vive da produção e venda de livros,folhetos,organização de seminários,e tudo o que se queira,para manter a chama viva.
O 11 de Setembro foi objecto de análise,estudo,responsabilizações,recomendações,etc de uma comissão oficial americana que trabalhou entre 2002 e 2004. Aí se encontram os nomes e os percursos dos 19 militantes que activaram os atentados,as escolas de pilotagem que frequentaram,os encontros de Hamburgo,as suas inscrições nas quatro listas de passageiros dos vôos fatais,etc. Tambem lá estão os nomes das vítimas dos quatro vôos,os familiares,etc. E foram recuperadas as "caixas negras",das quais só uma estava destruída para alem da possibilidade de análise. Foram analisadas. O avião onde os passageiros se amotinaram não desapareceu,mas os restos foram encontrados em Shaksville,Pensilvânia. O do Pentágono não fez os estragos previstos pois bateu na terra antes de atingir os muros do "compound". Mas o essencial são as listas de passageiros dos quatro vôos,as mortes confirmadas,a presença nessas listas dos nomes dos terroristas.Para não referir que a Al-Quaeda acabou por reivindicar gloriosamente os atentados Como sair daqui,industriosos conspiradores? Tudo evidentemente se pode dizer,como o Elvis Presley que não morreu e ainda aparece por aí,ou que o D.Sebastião ainda vai voltar. Até os pretextos apresentados são discutíveis,dado que os americanos já tinham bases militares na região,v.g. na Arábia Saudita e no Kuwait,onde continuam a estar. Que o clima do 11/9 pode ter ajudado a esse erro grave que foi a invasão do Iraque,pode ser verdade,mas o pretexto bãsico para essa intervenção foram as fantasiosas "armas de destruição massiça",que com 11/9 ou sem 11/9,justificariam sempre esse disparate que só prejudicou os Estados Unidos e o Ocidente em geral,e portanto a sobrevivência duma Civilização de Liberdade,que defendo e defenderei dentro das minhas modestas possibilidades.