terça-feira, 18 de outubro de 2011

O SOLDADO SHALIT

Aguardando a chegada dos prisioneiros palestinianos

Após mais de cinco anos de cativeiro, o Hamas libertou o soldado israelita Gilad Shalit, capturado numa missão militar. Em contrapartida, o governo israelita devolveu à liberdade 477 presos palestinianos, devendo entregar mais 550 prisioneiros dentro de dois meses. A mediação foi efectuada pelo governo egípcio e acontece num momento de graves dificuldades internas e externas para Benjamin Netanyahu. O Hamas também tem a lucrar com a desejada (por ambas as partes) troca nesta data, numa altura em que se tem revelado o protagonismo do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, que  submeteu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas o pedido de ingresso da Palestina, como membro de pleno direito daquela organização.

Mais de 5.000 palestinianos encontram-se detidos em prisões israelitas.

Gilad Shalit foi recebido numa base aérea israelita pela família e pelo primeiro-ministro do governo judaico. Os presos palestinianos foram saudados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia por dezenas de milhar de compatriotas, que os acolheram entusiasticamente. Alguns dos palestinianos agora libertados seguirão depois para um outro país: Síria, Qatar ou Turquia.

Após a sua libertação, Shalit declarou esperar que este acordo possa contribuir para a obtenção da paz entre israelitas e palestinianos.

Sem comentários: