sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MINISTRO DOS ESTRANGEIROS DA PALESTINA EM PORTUGAL


O ministro dos Negócios Estrangeiros da Palestina, Riyad Al-Maliki, visitou ontem Portigal, tendo-se encontrado com o primeiro-ministro e com o seu homólogo português.

Na ocasião, e a propósito da admissão da Palestina nas Nações Unidas como Membro de pleno direito, Paulo Portas referiu que se devem privilegiar as negociações e não provocar um confronto no Conselho de Segurança, decorrente do veto já anunciado dos Estados Unidos. Adiantou, todavia, que Portugal poderia apoiar a pretensão palestiniana como Membro observador, estatuto de que goza o Estado do Vaticano.

Riyad Al-Maliki confirmou a vontade da Autoridade Palestiniana  em prosseguir as negociações com Israel, mas adiantou que não vê contradição entre essa posição e o esforço de ver o Estado da  Palestina reconhecido pela ONU.

No próximo dia 26 reúne-se em Jerusalém o chamado "Quarteto" para que sejam retomadas as negociações de paz entre a Palestina e Israel. O Quarteto, que é liderado pelo sinistro Tony Blair, deverá criar as condições para que sejam tomadas medidas positivas que conduzam ao reconhecimento do Estado da Palestina.

Pessoalmente, não acredito que essas negociações conduzam a algum resultado positivo. Oxalá me engane.

Sem comentários: