sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

BEN ALI ANUNCIA DEIXAR O PODER EM 2014


O presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, prometeu ontem à noite, na sua terceira intervenção televisiva num mês, abandonar o poder em 2014, no fim do seu actual mandato. Prometeu igualmente mais liberdades para os tunisinos e uma baixa dos preços dos artigos de primeira necessidade e garantiu a revitalização do pluralismo democrático. Falando em tunisino dialectal, para ser compreendido por todos,  declarou por mais do que uma vez: "Compreendi-vos", afirmando estar "enganado" sobre a análise da crise social que agita o país desde há um mês.

Registaram-se já perto de 70 mortos, entre eles um professor francês de origem tunisina que se encontrava em férias, vítima de uma bala da polícia. Ben Ali garantiu também que deixariam de ser utilizadas balas reais. Acrescentou ainda que o inquérito ordenado aos acontecimentos seria independente e que seriam determinadas as responsabilidades de todos, embora lamentasse a instrumentalização política da contestação em curso.


Após o discurso da noite de ontem, apoiantes do presidente manifestaram-se igualmente nas ruas de Tunis, mas a situação na capital continua muito tensa, enquanto se verificam pilhagens em todo o país, especialmente nos grandes armazéns de marcas francesas, considerados associados ao poder. Há, também, a maior animosidade contra a mulher do presidente e a família desta, a quem é atribuída grande parte da corrupção existente.

Sem comentários: