sábado, 2 de outubro de 2010

"O TROVADOR" EM BELGRADO



O Teatro Nacional de Belgrado apresentou na passada semana uma nova produção da ópera Il Trovatore, de Verdi, na versão original, que recebeu os maiores aplausos.

Na assistência, umas três ou quatro dezenas de crianças, digo jovens, provavelmente estudantes do ensino secundário, que ocuparam os lugares da última ordem, e que, após uma entrada ruidosa, se comportaram silenciosamente na sala, como é próprio de um país civilizado.

O restante público era composto por alguns estrangeiros, várias senhoras muito "velha Sérvia", razoável número de rapazes e raparigas e outros espectadores indiferenciados.

O elenco, cujos principais papéis indicamos, era sérvio, à excepção do tenor, um sul-coreano:

- Leonora - Jasmina Trumbetach Petrovitch
- Manrico - Hon Li
- Conde de Luna - Miodrag D. Jovanovitch
- Azucena - Jelena Vlahovitch
- Ferrando - Ivan Tomachev


Vozes poderosas, como é próprio dos eslavos (o sul-coreano não ficou atrás), mas nem sempre no tom requerido, e por vezes com alguma dificuldade em articular musicalmente na língua italiana, excepção feita à intérprete de Leonora, que teve uma prestação magnífica. O desempenho do papel de Luna foi o menos feliz do conjunto.

Dirigiu a orquestra do Teatro Nacional de Belgrado o maestro Kristian Mandeal e o espectáculo teve encenação de Ivana Dragutinovitch Maritchitch.

Não sendo os cantores sérvios habitués da cena operática internacional, saúda-se o esforço realizado para apresentar uma récita convincente que, não estando ao nível do que se espera do Scala ou do Met, teve no entanto a dignidade bastante - vocal, instrumental e cénica - para a capital de um país europeu.


A propósito daquilo a que chamamos a articulação musical da língua, diga-se que cantores eslavos, como os búlgaros Boris Christoff ou Nicolai Ghiaurov, atingiram a perfeição da musicalidade italiana, na sequência de muitos anos a cantar óperas italianas.

NOTA: Traduzi os nomes sérvios da forma mais aproximada à respectiva pronúncia.

1 comentário:

Anónimo disse...

A "velha Sérvia" é aquela do tempo em que o rei Alexandre Obrenovic e a raínha Draga,depois de descoberto o seu esconderijo num armário do palácio real,foram esquartejados e lançados pela janela para alegria da turba pro-Karageorgevich ? Já um golpe da famosa "mão negra" que haveria de se distinguir mais tarde em 1914com o assassinato do Arquiduque que precipitou a Europa nos desastres de que só há uns anos realmente saiu. Que pena que a "velha Sérvia" não se dedicasse mais a aperfeiçoar as produções do "Trovador"... De qualquer modo seja benvindo o autor do blogue.