domingo, 27 de janeiro de 2013

YANNIS TSAROUCHIS



Por absoluta indisponibilidade, não me foi possível evocar, no passado dia 13, o 103º aniversário do nascimento de uma das mais notáveis figuras da pintura grega contemporânea.


O famoso pintor grego Yannis Tsarouchis nasceu no Pireu, a 13 de Janeiro de 1910 e morreu em Atenas, a 20 de Julho de 1989. Frequentou a Escola de Belas Artes de Atenas (1929-1935), onde teve como professores, entre outros, Konstantinos Parthenius, que o incentivou na arte de vanguarda, e Photios Kontoglu, que lhe deu a conhecer a hagiografia bizantina. Com Dimitrios Pikionis e Angeliki Hatzimichali interessou-se pela arquitectura e pelos trajos populares. Posteriormente, veio a fazer parte do movimento de artistas que reivindicavam a tradição grega na pintura.


Em 1935/6 esteve em Istambul e em Paris e viajou pela Itália. Visitou numerosos museus e ficou especialmente impressionado com a arte do Renascimento. Durante essa viajem descobre as obras de Theophilus Hatzimihail e é influenciado por Matisse e Giacometti.


Regressado à Grécia, realiza os primeiros nus masculinos e em 1938 efectua em Atenas a sua primeira exposição individual. Em 1940, participa na Guerra Greco-Italiana.


Em 1949, junta-se a outros artistas gregos (entre eles Nikos Hadjikyriakos, Yannis Moralis, Nikos Nikolau, Nikos Engonopoulos e Panayotis Tetsis, criando o grupo artístico Armos.


A sua carreira começa a assumir repercussão internacional. Em 1951 realiza exposições em Paris e em Londres e em 1958 participa na Bienal de Veneza. Em 1967, instala-se em Paris, regressando mais tarde à Grécia, onde viria a falecer.


Durante os primeiros anos experimentou os diversos estilos de vanguarda (cubismo, surrealismo, abstraccionismo), acabando por cultivar um classicismo realista onde se fundem todas estas tendências.


Amante do mar e, por extensão, dos marinheiros, Tsarouchis retrata um mundo profundamente sensual, essencialmente masculino e de fortes conotações homoeróticas.


Em 1982, foi inaugurado em Atenas, no nº 28 da rua Plutarchu, o Museu Tsarouchis, situado na casa-estúdio do pintor, no bairro Marousi.


Recomenda-se a leitura do artigo de Olivier Delorme "Yannis Tsarouchis ou l'Éros en maillot de corps", publicado no nº 9 da revista Inverses, em Maio de 2009.


Registamos algumas das pinturas de Yannis Tsarouchis.

3 comentários:

Anónimo disse...

Prossegue com grande mérito o autor de blogue o seu trabalho de exumar autores e artistas muito relevantes,e desconhecidos nas nossas paragens. Persista sem cansaços no seu labor,para ilustração e aprazimento dos que muito apreciam estes aspectos culturais dos seus textos.

Anónimo disse...

Um pintor esclarecido, com a paixão das fardas, como muitas pessoas ilustres, sobre as quais o autor do blog já escreveu em post anterior, sobre um livro chamado Similisexualisme.

Anónimo disse...

Sempre as fardas foram e continuarão ser, alvo do mais profundo apreço por todas conotações não só estéticas - que obviamente possuem - mas essencialmente pela sua profunda ligação erótica. "O erotismo em relação aos uniformes parece provir de uma lacuna entre o controle racional que eles simbolizam e o desejo sexual que pode, momentaneamente, mesmo que na fantasia, ganhar vantagem sobre ele". De todos os uniformes existentes ao longo dos tempos, os das várias forças navais, são absolutamente os mais apreciados. Talvez pelas suas cores, quiçá pelo seu corte mas sobretudo, como moldura incomparável para a exposição de um certo corpo humano, numa mescla fascinante e perturbadora. Mesmo os puritanos, (existem mesmo???) não conseguem resistir ao apelo que se desprende daquela poesia visual bem concreta.
Parabéns pelo post!!!
Marquis