domingo, 27 de janeiro de 2013

JAIME NEVES



Morreu hoje, com 76 anos, o major-general Jaime Neves, que chefiou o Regimento de Comandos da Amadora, unidade de elite do exército português, e foi figura destacada nos movimentos militares de 25 de Abril de 1974 e de 25 de Novembro de 1975.

Tendo realizado quatro missões de serviço em África, teve uma importância decisiva nas operações que levaram à queda do anterior Regime e à instituição da democracia formal hoje existente em Portugal.

Figura controversa, de carácter boémio mas um homem definitivamente corajoso e consciente da condição militar, o coronel Jaime Neves foi agraciado pelo presidente da República, Mário Soares, com o grande oficialato da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.


Em 2009, por sugestão dos generais Ramalho Eanes e Rocha Vieira, e proposta do Exército, aprovada pelas chefias de todos os ramos das Forças Armadas, foi promovido a título excepcional, por se encontrar já na situação de reforma, a major-general,  pelo presidente da República Cavaco Silva.

Jaime Neves, com todas as contradições inerentes ao género humano, personifica a incarnação das virtudes militares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Paz à sua alma e as minhas mais profundas condolências aos seus familiares e amigos. Sempre admirei este homem, que reunia em si todas as qualidades do militar honrado e brioso.
Marquis