terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A "REFUNDAÇÃO" DO PALÁCIO FOZ



Teve lugar hoje, e prosseguirá amanhã, no Palácio Foz (à porta fechada), uma conferência destinada a debater a "refundação" (não sei se esta designação ainda é correcta ou se, entretanto, outra já a substituiu) do país.

A sessão de hoje, com a participação de diversos convidados, foi protagonizada pelo secretário de Estado Carlos Moedas, por incumbência do chefe do Governo. Amanhã, usará da palavra o próprio primeiro-ministro Passos Coelho.

O Palácio Foz, mandado construir para sua habitação pelo primeiro marquês da Foz, tem sido cenário, ao longo de décadas, dos mais variados eventos. Designadamente políticos ou político-culturais.

Foi no Palácio Foz que António Ferro, por incumbência de Salazar, instalou o Secretariado da Propaganda Nacional, a partir do qual desenvolveu a acção, aliás muito meritória, ainda que ideologicamente discutível, que todos conhecem. Volta o Palácio Foz, hoje e amanhã, a ser o palco de novas acções de propaganda nacional, de mérito presumivelmente duvidoso.

Mas com uma diferença abissal: é que a distância entre António Ferro e Carlos Moedas, ou entre Oliveira Salazar e Passos Coelho é de muitos anos-luz.

2 comentários:

Anónimo disse...

Abstendo-me por ponderosas razões que me dizem respeito de comentar a maioria dos posts deste blog,limito-me a precisar alguns assuntos de áreas não políticas. Assim,e em defesa da factualidade,mesmo em questões menores,observaria:
1)O Palácio Foz foi mandado construir pelo Marquês de Castelo Melhor ainda no século XVIII,concluido já no XIX,e habitado pela família até à sua venda,em circunstâncias aliás não muito louváveis,pela Marquesa viúva ao futuro 1º Marquês da Foz. O palácio sofreu mais tarde vicissitudes várias,tendo chegado a albergar o pouco virtuoso clube Maxim's. Foi finalmente adquirido pelo Estado em 1940,e só depois das necessárias obras,promovidas por Duarte Pacheco,lá foi instalado o Secretariado.
2)O Secretariado foi criado por Salazar em 1933,pelo que a sua actividade inicial nada tem a ver com o Palácio.
3)Simpatizando-se ou não com o Eng. Moedas,não creio que ele pretenda ou seja incumbido de funções comparáveis com as de António Ferro,sobre o qual o autor do blog publicou em tempos um dos seus melhores posts e que um dia destes poderia repetir. Boa temática,essa.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA O ANÓNIMO DAS 00.00.20:

1) O Palácio dos Restauradores foi realmente mandado edificar pelos marqueses de Castelo Melhor. Mais tarde, quando adquirido pelo marquês da Foz, que aí instalou a sua residência, o edifício sofreu significativas obras e modificações que lhe emprestaram a configuração actual, de tal forma que passou a ser conhecido, até hoje, como Palácio Foz, independentemente de ter acolhido as mais diversas actividades, como se refere no post;

2) O Secretariado de Propaganda Nacional, mais tarde S.N.I., funcionou durante anos no Palácio Foz. Se lá foi instalado desde o início ou não parece-me, para o efeito do post, um pormenor sem importância. Mas foi nele instalado por incumbência de Salazar;

3) A não-comparação entre António Ferro e Carlos Moedas releva do humor do autor do blogue.