domingo, 27 de janeiro de 2013

LUCIEN DONNAT



Morreu hoje, com 92 anos, o cenógrafo, figurinista e decorador Lucien Donnat, que colaborou durante mais de 30 anos (1941-1974) com o Teatro Nacional D. Maria II.

Entre muitos trabalhos para a Companhia Amélia Rey-Colaço/Robles Monteiro, devem destacar-se os realizados para as peças Romeu e Julieta e Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare.

Lucien Donnat, com a sua proverbial flor na lapela, era um dos últimos símbolos de uma Lisboa que se extingue dia após dia, de uma época que se arrasta, moribunda, até o exalar do último suspiro.

 Recordo muito bem Lucien Donnat das suas passagens pelo Chiado, de tomar café com ele n'A Brasileira, do seu atelier no Lugar da Misericórdia.

A sua obra não se limitou à actividade teatral, tendo efectuado as mais diversas decorações em Portugal (como o Hotel Palácio do Estoril e o Hotel Avenida Palace, em Lisboa) e no estrangeiro, nomeadamente em França, onde conservava muitos amigos, já que era natural de Paris.

No início da semana passada, o Teatro Nacional D. Maria II prestou homenagem a Lucien Donnat, que já internado no hospital não pôde estar presente, tendo o director João Mota, que o visitou, declarado que Donnat lhe confessara que "quando fechava os olhos continuava a pintar".

1 comentário:

Anónimo disse...

Outra alma que parte e a quem a Arte neste país muito deve. Que descanse em paz.
Marquis