quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O EGIPTO À BEIRA DO CAOS



A situação no Egipto degrada-se progressivamente, ao ponto de ontem, o ministro da Defesa, general Abdel Fattah El-Sissi, ter advertido que o estado egípcio está à beira do colapso.

As instruções do presidente Morsi para o recolher obrigatório em Port-Saïd, Ismaïlia e Suez não foram acatadas pela população, perante a passividade da polícia e do exército.

Na sequência dos incidentes da semana passada, após o julgamento dos presumíveis culpados pela catástrofe no estádio de Port-Saïd, o ano passado, e a que já nos referimos por mais do que uma vez, a violência irrompeu de forma extrema, não só nas cidades acima citadas, mas também no Cairo e Alexandria, havendo a registar já centenas de mortos e milhares de feridos nos últimos dias. A contestação da Irmandade Muçulmana, apesar de ter ganho as eleições para a presidência da República e, com o apoio dos salafistas, para a assembleia constituinte, é generalizada.

O presidente Morsi apelou a uma reunião de todas as forças políticas, mas a Frente de Salvação Nacional, dirigida por Amr Mussa, Mohammed El-Baradei e Hamdin Sabbahi, que defende a constituição de um Governo de Unidade Nacional, não esteve presente.

Para ajudar à tranquilidade dos espíritos, Fathi Shihab-Eddim, conselheiro do presidente, declarou que «os seis milhões de judeus que morreram nos campos de concentração alemães foram, na verdade, levados para a América». O conselheiro acrescentou ainda que «o mito do Holocausto é uma indústria que a América inventou».

Quaisquer que sejam as opiniões, e são muitas, acerca do número de judeus mortos pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial, as afirmações de Shihab-Eddim são manifestamente delirantes e nada ajudam à pacificação de uma situação social, económica e financeira gravíssima.

Como escrevemos no sábado, a resignação do presidente Morsi parece constituir a única forma de evitar o pior, ou seja uma confrontação generalizada entre os egípcios, uma guerra civil como a que se verifica na Síria. Acredita-se que os Estados Unidos apelarão às Forças Armadas Egípcias para que retomem o poder, verificado que está que a experiência de governação da Irmandade Muçulmana se saldou por um retumbante fracasso.

Aguardemos...

2 comentários:

Zephyrus disse...

Afinal...

http://expresso.sapo.pt/israel-impoe-controlo-da-natalidade-a-judeus-etiopes=f783115

Anónimo disse...

Exactamente