terça-feira, 9 de agosto de 2011

ARQUIVOS SECRETOS


Os museus do Vaticano contêm algumas das maiores obras de arte que foram produzidas ao longo da história. Quando os visitei, há meia dúzia de anos, tive de prescindir de vários, como o filatélico, o dos coches ou o das missões, e não sei se mais algum (eles são, se a memória não me falha, uns doze museus), a favor de outros que mais me interessavam.

Há, todavia, no que genericamente se designa por Museus, a componente da Biblioteca Apostólica e dos Arquivos. A parte visitável consta de corredores que são, só por si, uma obra de arte e onde figuram, em expositores, livros muito raros, diria únicos. Lateralmente está a biblioteca propriamente dita e também, mais discreta, a zona dos arquivos. E nesta, ao abrigo de olhares indiscretos, os arquivos secretos.  Que contêm alguns dos segredos mais bem guardados do presente e do passado.

Acontece que numa sala lateral existe uma mini-mini-loja onde se pode adquirir (não está disponível nas lojas gerais do Museu) a obra Archivio Segreto Vaticano, que se vê acima. Recomendo aos interessados esta edição, pelo texto e pelas imagens, ainda que não divulgue, obviamente, qualquer matéria que possa satisfazer os leitores mais curiosos.

Quando nos for possível, voltaremos ao assunto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh dear, oh dear...
Estou curiosa de saber o que vai nessa cabeça cujos mecanismos tanto se assemelham aos da minha própria cabeçorra.

Quanto ao Vaticano, já os meus antepassados diziam "Roma vedrai e fede perderai" (Verás Roma e perderás a fé) por alguma razão.

Valeria