domingo, 24 de julho de 2011

NOVOS CONFRONTOS NO CAIRO


Registaram-se ontem novos incidentes no Cairo, quando mais de mil pessoas pretenderam dirigir-se ao ministério da Defesa, sede do Conselho Supremo das Forças Armadas, gritando "abaixo o poder militar". O exército impediu o acesso dos manifestantes, tendo-se verificado cerca de 300 feridos nos confrontos.

O Conselho Supremo acusou entretanto a organização de jovens "Movimento 6 de Abril" cuja acção através da net levou à queda do presidente Mubarak, de pretender criar uma divisão entre o povo e o exército.

Muitos egípcios entendem que as Forças Armadas continuam a nada fazer para alterar "de facto" a situação no país, criticando o presidente do Conselho Supremo, o marechal Tantawi, ex-ministro da Defesa de Mubarak, de ter uma atitude conciliadora com os elementos do anterior regime. (Não seria de esperar que pudesse ter uma atitude diferente).

Entretanto, com o declínio abrupto do turismo, uma das principais fontes de receita do Egipto, a situação económica e social tende a degradar-se para níveis cada vez mais baixos. Como está, aliás, a suceder na Tunísia e nos outros países árabes com um turismo desenvolvido.

Sem comentários: