terça-feira, 15 de março de 2011

O GOVERNO SECRETO



No Fórum de hoje da RDP1, José Adelino Maltez, comentando a actual situação política, disse (e vou citar de memória)  mais ou menos o seguinte: «Não é Cavaco, nem Sócrates, nem Passos Coelho que podem resolver a crise. Nem tão pouco a senhora Merkel, o senhor Bruni (presidente da França) ou a Comissão Europeia, chefiada por Barroso. Os verdadeiros governantes do mundo são pessoas desconhecidas, indivíduos sem rosto, os homens dos mercados, dos fundos de pensões, do armamento, apenas conhecidos dos políticos mais importantes que, realmente, já pouco ou nada mandam. A soberania dos países desapareceu.»

Sabemos de há muito que o mundo (quer o soi-disant democrático, quer o autoritário ou ditatorial) não é governado pelas pessoas que exercem os cargos de soberania mas por um conjunto de indivíduos, de que pouco ou nada se sabe, por um grupo de SÁBIOS que transmite as suas ordens  aos pretensos governantes e que gere, segundo os seus interesses, a "coisa" mundial. Há quem classifique esta opinião de "teoria da conspiração", mas ela é tão evidente que de opinião se converteu para muito gente, em inquestionável certeza.

A propósito das afirmações de Adelino Maltez, deverá ler-se o seu post de hoje no blogue Albergue Espanhol, que constitui lúcida análise, ainda que não concordemos integralmente com o texto. Mas vale a pena ler.

2 comentários:

Anónimo disse...

É o capiralismo,Estúpido!

Fernando Negro disse...

José Adelino Maltez estava obviamente a falar do Comité dos 300, do Clube Bilderberg, e afins.
Os verdadeiros "senhores do mundo", que toda a gente bem informada sobre questões políticas hoje em dia já conhece.

("The Conspirator's Hierarchy")