sexta-feira, 5 de junho de 2009
UNIVERSIDADE DO CAIRO
Acabo de ler no "Diário de Notícias", de hoje, assinado por H.T. (julgo ser Helena Tecedeiro), um texto em que se afirma ser a Universidade de Al-Azhar, no Cairo, onde o Presidente Obama fez a sua aguardada intervenção política, «um pilar do laicismo, mas hoje dominado pelo Governo». Nem queria acreditar!!!
O discurso de Obama foi proferido na Universidade do Cairo (universidade pública e laica), criada no século XX e que se chamou antes Universidade Fuad, em homenagem ao rei, e não na antiquíssima Universidade de Al-Azhar, originalmente uma escola de teologia, onde hoje se aprendem outras matérias, mas que é uma instituição fundamentalmente religiosa, islâmica, fundada no século X, e a segunda mais antiga universidade do mundo.
A Universidade de Al-Azhar está situada num extremo do Cairo, na zona de Khan El-Khalili, a Universidade oficial do Cairo, está no outro extremo, na outra margem do Nilo, no caminho que conduz às pirâmides de Gizeh.
Além disso, no artigo, Azhar está escrito Ahzar, o que em árabe não existe.
Solicita-se, pois, a quem escreve sobre estes temas um pouco mais de cultura ou, no mínimo, de atenção, à falta da primeira, para evitar disparates deste calibre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
São estes os jornalistas que temos. Que vergonha.
Como é que um jornal como o Diário de Notícias se permite publicar estes disparates. Não há um revisor para corrigir as asneiras???
Enviar um comentário