sexta-feira, 15 de agosto de 2014

LUCREZIA BORGIA




Foi recentemente distribuida a edição em DVD do extraordinário espectáculo apresentado pela Ópera de San Francisco em 2011: Lucrezia Borgia, de Donizetti.

Trata-se de uma das grandes produções operáticas dos último anos. Este título não faz parte do repertório habitual dos teatros líricos pois exige vozes excepcionais, que infelizmente não abundam.


A realização de San Francisco contou com a interpretação de Renée Fleming (em Lucrezia), Michael Fabiano (em Gennaro), Elizabeth DeShong (em Orsini) e Vitalij Kowaljow (no Duque de Ferrara, Alfonso d'Este). A notável encenação (numa altura em que, por todo o mundo, se assiste a improváveis e insustentáveis encenações pretensamente "modernas") esteve a cargo de John Pascoe e a Orquestra da Ópera de San Francisco foi dirigida por Riccardo Frizza.


Não pretendendo descrever o espectáculo, direi tão só (mérito da encenação) que (talvez por o espectáculo ocorrer em San Francisco) a ligação de profunda amizade entre Gennaro (o filho ignorado de Lucrezia) e o seu companheiro de armas Orsini (aliás desempenhado em travesti, de acordo com Donizetti, e é pena) constante da peça de Victor Hugo, que serve de base ao libretto de Felice Romani, é exteriorizada de forma tão evidente que o espectador será levado a interrogar-se se Gennaro estará apaixonado pela mãe (cuja maternidade ainda desconhece) ou antes pelo amigo, com quem fizera um juramento de viver e morrer juntos.

Michael Fabiano e Renée Fleming

Acrescente-se que a prestação de Renée Fleming é, como habitualmente, do mais elevado nível, neste caso bem acompanhada pelo tenor americano Michael Fabiano.


Para os melómanos, registamos a gravação da ópera:



Sem comentários: