sábado, 26 de abril de 2014

BRUNO RIBEIRO, UM TENOR PORTUGUÊS



Bruno Ribeiro em Corrado, na ópera Il Corsaro

Não me recordo de alguma vez ter visto (e ouvido) o tenor Bruno Ribeiro nos palcos do São Carlos. É verdade que ele é um jovem (as notícias biográficas na net não indicam a idade) e que aquele teatro desde há muito tempo que não realiza verdadeiras temporadas de ópera. Segundo informação que me foi prestada, parece que terá participado num concerto.


Além de uma excelente voz, Bruno Ribeiro tem óptima aparência, o que o torna desejado para interpretar papéis em que os atributos físicos também contam, e muito. Já lá vai o tempo em que cantores e cantoras fisicamente horrorosos e de idade improvável desempenhavam personagens descritas como belas e jovens



Tendo começado a estudar no Conservatório Nacional, Bruno Ribeiro tem-se apresentado nos grandes teatros europeus e americanos, primeiro em papéis secundários e depois nos papéis principais. Encontram-se gravadas em DVD as suas prestações nas óperas de Verdi Il Corsaro (interpretando Corrado, o protagonista), no Teatro Regio di Parma (2012) e Nabucco (interpretando Ismaele), no Festival de St. Margarethen (2007) e na ópera de Donizetti Lucrezia Borgia (interpretando Jeppo Liverotto), na Ópera de Munique (2009).


A produção ao ar livre de Nabucco em St. Margarethen é espectacular. Para lá do privilegiado local é servida por uma encenação grandiosa, devendo  notar-se que os figurantes mais jovens foram escolhidos a dedo por pessoa de bom gosto.

Incluímos excertos da Tosca e da Carmen, apesar da deficiente qualidade do som:







3 comentários:

Anónimo disse...

É pena que não se apresente em Portugal. Pelos vistos lá fora tem muito público.

José Coelho disse...

Conheci o Bruno com apenas 16 anos e já com esta idade revelava um grande talento. Portugal era pequeno demais para ele. É pena que cá praticamente ninguém o conhece.

Unknown disse...

Canta em muitos teatros espalhados pelo mundo. Mas ainda não cantou no Metropolitan e nem no Scala.