terça-feira, 1 de abril de 2014

JACQUES LE GOFF




Morreu hoje, com 90 anos, em Paris, o historiador francês Jacques Le Goff, grande especialista de História Medieval e de antropologia histórica. Foi um continuador da Escola dos Anais, fundada por Marc Bloch, tendo sucedido em 1972 a Fernand Braudel à frente da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), e sendo sucedido, em 1977, por François Furet.

Aluno da Sorbonne, da universidade carolíngia de Praga e de Oxford, foi doutorado honoris causa por diversas universidades europeias. Autor de uma imensa e notável obra, vários dos seus livros encontram-se traduzidos em português. Os seus estudos sobre a Nova História, corrente correspondente à terceira geração da Escola dos Anais, são um contributo inestimável para a historiografia moderna, tal como os livros  que publicou sobre a história das mentalidades e do quotidiano.

Vítima de rivalidades, não foi eleito para o Collège de France, nem para a Academia Francesa, mas os seus trabalhos colocam-no entre os maiores historiadores contemporâneos.

Sem comentários: