quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

QUESTÕES DE FAMÍLIA



A família Malatesta, que governou Rimini de 1295 a 1500, além de outras cidades italianas, foi o tema de uma peça de teatro de Gabriele D'Annunzio, Francesca Da Rimini, baseada em factos históricos. Aliás, já Dante, n'A Divina Comédia, no Segundo Círculo do "Inferno", evocara o conflito entre os irmãos (Giovanni, Paolo e Malatestino) que, no século XIII, conduziu ao crime perpetrado por Giovanni. Também Sigismondo Malatesta, um dos mais notáveis membros da família, foi tema de uma peça de Montherlant, Malatesta, cuja acção decorre no século XV.



Baseando-se na peça de D'Annunzio, o grande escritor italiano, homem de refinado bom gosto e autor de extensa obra (que António Ferro entrevistou em Fiume), Tito Ricordi escreveu o libretto que suporta a ópera de Zandonai, Francesca Da Rimini, estreada em 1914, no Teatro Regio, de Turim.


O argumento, que não reproduz exactamente os acontecimentos, resume-se em poucas palavras. A jovem Francesca Da Polenta, filha de Guido I Da Polenta, senhor de Ravenna desposa Giovanni Da Rimini,  (dito Gianciotto , o Coxo), filho de Malatesta Da Verucchio, senhor de Rimini. Tomba, porém, amorosa do cunhado Paolo (dito, il bello). O mais novo dos irmãos, Malatestino, apercebe-se do idílio e tenta obter os favores da cunhada. Como esta se recusa, denuncia ao irmão, Gianciotto, a ligação de Paolo e Francesca. Tal amor, quase incestuoso, só poderia ter um desenlace. Surpreendendo Paolo e Francesca em flagrante delito passional, Gianciotto mata ambos. Claro que, na visão de Dante, teriam de figurar no círculo luxurioso do "Inferno".


Armas da Casa de Malatesta

A ópera  de Riccardo Zandonai conheceu grande sucesso aquando da estreia mas depois quase caiu no esquecimento. Na segunda metade do século passado regressou aos palcos, destacando-se as interpretações de Leyla Gencer, Magda Olivero, Raina Kabaivanska, Renata Scotto, Mara Zampieri e Elena Filipova. O clip que se reproduz é relativo à produção do Festival de Ópera de Macerata, na arena do Sferisterio, a mais recente edição vídeo. A direcção musical é de Maurizio Barbacini e a encenação de Massimo Gasparon. São intérpretes Daniela Dessì, em Francesca, Fabio Armiliato, em Paolo e Alberto Mastromarino em Gianciotto.

Francesca Da Rimini, de Gabriele D'Annunzio

Sem comentários: