segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

JEAN GENET: O CAMINHO DO FIM





Foi publicado em Casablanca, pelas Tarik Éditions (em parceria com a editora Paris Méditerranée), em Dezembro de 2001, um interessante livro de Souad Guennoun: L'ultime parcours de Jean Genet.

Não o tendo adquirido na ocasião, rapidamente se esgotou, e desde há anos que tentava obtê-lo. Consegui, finalmente, comprá-lo, usado mas em muito bom estado, através da internet e não estou arrependido do preço que paguei.

Trata-se de um álbum de fotografias, efectuadas pelo autor, que ilustram os depoimentos de pessoas ainda vivas em 2001 e que conheceram ou privaram com Genet em Marrocos. Recorde-se que este se instalou pela primeira vez no país, onde aliás já tinha estado, em 1968 (ocasião em que conheceu Mohamed Choukri)  e que passou a visitá-lo frequentemente até à sua morte em 1986. E foi em Marrocos, em Larache, que por sua vontade foi enterrado, tendo o caixão sido despachado de Paris com a indicação de "trabalhador migrante".

Neste breve livro, Souad Guennoun percorre os passos de Genet em Marrocos nos últimos anos da sua vida. Em Tânger, entrevista o escritor Mohamed Choukri, Rachel Muyal, proprietária da Librairie des Colonnes e o engraxador Ayachi; em Rabat, recolhe depoimentos de Abdallah El Alioui e de Zohor Chergui, recepcionista e criada de quarto do Hôtel d'Orsay, de Amina El Katrani, mãe de Azzedine (filho de Mohamed El Katrani, o último amante oficial de Genet), do arquitecto Patrice de Mazières e de sua mulher Pauline, de Anis Balafrej (amigo de Genet), da dentista Jacqueline Fontaine, da charcutista Marie-Claude Giguet e do escritor Mohamed Berrada (marido de Layla Shahid, que foi delegada-geral da Palestina em França); em Casablanca, encontra Kamal Lahbib, proprietário da Librairie Al-Karama, Sion Assidoun, antigo preso político, Elias Sanbar, escritor palestiniano e Marilu Marini, actriz argentina; em Larache conversa com Mohamed Abid, professor primário, Mohamed Jabelhaj (um conhecido de Genet), Ahmed El Katrani (irmão de Mohamed) e Mohamed Cherki (proprietário de um quiosque); finalmente, em Paris, entrevista o piloto de automóveis Jacky Maglia (filho espiritual de Genet, de quem também foi amante).

Pelo livro, perpassam ainda as imagens da sua confidente, a citada Layla Shahid, do já referido Mohamed El Katrani (amante de Genet) e de outros amantes árabes, Abdallah Bentaga (o funâmbulo) e Ahmed Lahoussine (amigo do Bentaga).

Os conhecedores da vida e da obra de Jean Genet dispensar-me-ão de considerações sobre as mesmas. Este texto pretende apenas referir os testemunhos que Guennoun ainda conseguiu obter em 2001 e que completarão as biografias de Genet, entre as quais se destaca, por ser a principal, a de Edmund White.

A leitura do livro permite também confirmar (se tal fosse necessário) a atracção de Genet pelos árabes, especialmente pelos palestinianos e pelos norte-africanos.

A benefício de inventário, aqui fica a recensão da obra.

Sem comentários: