terça-feira, 14 de janeiro de 2014
PATRIARCA MAS (AINDA) NÃO CARDEAL
Segundo informa a Santa Sé, o Papa reunirá um Consistório no próximo mês de Fevereiro, onde anunciará oficialmente a criação de novos cardeais. A lista dos futuros purpurados não inclui, ao que parece, o actual Patriarca de Lisboa (D. Manuel Clemente), tradicionalmente elevado à dignidade no primeiro consistório realizado após a sua nomeação (que teve lugar em 2013).
A arquidiocese de Lisboa foi elevada a patriarcado em 1716, pelo papa Clemente XI, no reinado de D. João V e, desde então, o respectivo patriarca tem sido sempre designado cardeal, como se escreve acima.
Existem hoje três cardeais portugueses: D. José da Cruz Policarpo (n. 1936), Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Saraiva Martins (n. 1932), Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos e D. Manuel Monteiro de Castro (n. 1938), Penitenciário-Mor Emérito do Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica.
Na hipótese de ocorrer um conclave este ano, só teriam direito a voto, por terem menos de 80 anos, D. José da Cruz Policarpo e D. Manuel Monteiro de Castro.
Com a distribuição geográfica dos novos cardeais, a Europa, que durante séculos teve a quase exclusividade de representação no Sacro Colégio, fica definitivamente diminuída no que se refere à eleição do próximo papa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário