sábado, 7 de janeiro de 2012

AS TRÊS PARCAS


As Três Parcas, deusas da mitologia romana (Moiras, na mitologia grega), determinavam o destino dos homens, fabricando, tecendo e cortando o fio da vida de todos os indivíduos. Utilizavam para o efeito a "Roda da Fortuna".

Tem o mundo estado sujeito, também, nos últimos anos, a três outras parcas que, através de guerras mortíferas, decidiram da vida e da morte de milhões de pessoas. Refiro-me às três secretárias de Estado norte-americanas, a judia-checa-americana Madeleine Albright, a afro-americana Condoleezza Rice e a WASP-americana Hillary Clinton.

Todas elas estão ligadas a decisões sinistras para a história da humanidade, mas as três estão ainda vivas. Retenhamos apenas alguns aspectos fundamentais.


Madeleine Albright (n. 1937) foi secretária de Estado de 1997 a 2001, durante a presidência de Bill Clinton. Foi uma das artífices da desintegração da Jugoslávia e impôs à NATO, na reunião de Rambouillet, o bombardeamento da Sérvia, incluindo a cidade de Belgrado. Eu mesmo vi, no ano seguinte, os efeitos provocados pelas bombas. Uma parte das infraestruturas sérvias foi destruída e o país foi reduzido à miséria. Seguiu-se a criação da república do Kosovo, que muitos estados ainda não reconhecem como nação independente, e que alberga bases militares norte-americanas. Entretanto o presidente da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, foi destituído e posteriormente transferido para o Tribunal Internacional da Haia, onde morreu, provavelmente assassinado.



Condoleezza Rice (n. 1954) foi secretária de Estado de 2005 a 2009, durante o segundo mandato de George Bush. Havia sido Conselheira Nacional de Segurança durante o primeiro mandato do dito, quando Colin Powell era secretário de Estado (2001-2005). A sua influência junto de Bush tornou-se determinante para as decisões mais controversas, ultrapassando o próprio Powell. Foi uma das principais defensoras da guerra do Afeganistão e da invasão do Iraque e contribuiu em grande medida para a chamada "revolução laranja" na Ucrânia.


Hillary Clinton (n. 1947) é secretária de Estado desde 2009, durante a presidência de Barack Obama. Tem intervindo, umas vezes mais discretamente, outras publicamente, nas revoluções que estão a abalar o mundo árabe. Defendeu a invasão da Líbia e é uma das mais fervorosas partidárias de um ataque à Síria e ao Irão. Igualmente, tem fingido procurar uma solução equitativa para a resolução do conflito israelo-palestiniano, sem resultados aparentes, tendo-se oposto tenazmente à admissão da Palestina na UNESCO.

Estas três parcas, que se sucederam (com o intervalo do período Colin Powell) na condução da política externa dos Estados Unidos, isto é, desde 1997 até hoje, são algumas das responsáveis (há também, como sempre, os responsáveis ocultos) pelas tragédias que desde há década e meia assolam o planeta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estas três mulheres têm tecido os destinos do mundo nos últimos anos. São responsáveis por várias guerras e milhões de mortos. O post fala muito bem mas não diz tudo. Nem poderia dizer tantos são os crimes praticados.

Em todo o caso parabéns ao autor por esta magnífica peça.

Anónimo disse...

Absolutamente brilhante!
Marquis

José Gonçalves Cravinho disse...

Parabéns para o autor dêste Blog.
O chamado sexo fraco mostra que afinal pode ser até mais forte em cinismo,em hipocrisia,em intriga, em pulhice,em capricho,em tirania, do que o chamado sexo forte.