quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REGRESSO A LJUBLJANA: AS IGREJAS (CONTINUAÇÃO)



Igreja S. Floriano


Continuando a peregrinação pelas igrejas de Ljubljana, outra igreja que não consegui visitar foi a Igreja de S. Floriano, situada em Gornji Trg, templo que data de 1696.

Igreja S. Floriano (Fonte)

Deve salientar-se a fonte de S. Floriano e a estátua de S. João Nepomuceno, na fachada.

Igreja S. Floriano (Estátua S. João Nepomuceno)

Igreja S. Floriano (Estátua S. João Nepomuceno, pormenor)


Igreja Sérvia

Em compensação, encontrei aberta, prestes a encerrar, quando saía da Galeria Nacional, a Igreja Ortodoxa Sérvia de S. Cirilo e S. Metódio, entre a Rua Tivolska e a Rua Prešeren.

Igreja Sérvia

Possui cinco cúpulas com cruzes douradas e foi construída em 1940, segundo projecto do arquitecto Momir Korunović. O iconóstase é do pintor Mirko Šubic.

Igreja Sérvia

A primeira pedra foi lançada em 1932 pelo patriarca Varnava Rosić, da Sérvia, e a igreja foi consagrada em 23 de Outubro de 2005, pelo patriarca Pavle, da Sérvia, com a presença do presidente Janez Drnovšek, da Eslovénia e do arcebispo de Ljubljana, Alojz Uran.


Igreja Sérvia

No acto da consagração, foram depositadas na igreja as relíquias de Santo Atanásio, trazidas do Vaticano e simbolizando a integração da unidade cristã (católicos e ortodoxos).

Križanke

O Mosteiro da Santa Cruz dos Cavaleiros da Ordem Teutónica (Križanke, que significa cruzado), hoje desafectado do serviço religioso, encontra-se na Praça da Revolução Francesa.

Križanke

Começado a construir em 1228, foi danificado pelo terramoto de 1511 e parcialmente reconstruído entre 1567 e 1579. A igreja original foi completamente remodelada em estilo barroco em 1714/5, em forma de cruz grega, segundo projecto do arquitecto veneziano Domenico Rossi.

Križanke

O Hall dos Cavaleiros foi construído durante o século XVIII, tendo Križanke continuado a servir como mosteiro até 1945, data em que o complexo foi nacionalizado.

Križanke

Em 1952, os representantes da cidade encarregaram o arquitecto Joše Plečnic de proceder à remodelação do mosteiro abandonado, transformando-o num recinto para a realização do Festival de Ljubljana.

Križanke

Já exteriores ao perímetro central de Ljubljana, existem ainda algumas outras igrejas importantes que não tive oportunidade de visitar: a Igreja de S. Pedro, a Igreja de S. João Baptista, a Igreja de S. Francisco, a Igreja de S. Miguel e a Igreja da Visitação de Maria.

Sem comentários: