sábado, 6 de dezembro de 2014

CASANOVA EM BOLZANO




A multiplicação, nos últimos tempos, de edições das Memórias de Giacomo Casanova, suscitou-me o desejo de reler A Conversa de Bolzano (Vendégjáték Bolzanóban), de Sándor Márai (1900-1989).

Neste livro, o escritor húngaro efabula sobre os dias que Casanova terá passado em Bolzano, após a sua fuga, em 31 de Outubro de 1756, das sinistras prisões do Doge de Veneza (único facto verídico assumido pelo autor), antes de se refugiar em Munique.

A sua estada naquela cidade é pretexto para Márai discorrer sobre o carácter romanesco e libertino do famoso aventureiro, que a Sereníssima República enclausurara nos Piombi sob o pretexto de levar uma vida dissoluta, de possuir livros proibidos e de fazer propaganda anti-religiosa.

A primeira metade do livro, se assim podemos designá-la atendendo ao número das páginas, trata de episódios circunstanciais da sua hospedagem na Estalagem do Veado e funciona como uma introdução às páginas subsequentes, em que tem verdadeiramente lugar a "conversa".

Casanova

Note-se que o título original em húngaro é "Casanova em Bolzano", pois não existe, realmente, uma "conversa", mas sim dois longos monólogos dirigidos ao audacioso veneziano: os monólogos (independentes) do conde e da condessa de Parma. Duas peças notáveis, especialmente o do conde, que são uma reflexão profunda sobre a condição humana. Sobre o amor e a paixão, a vida e a morte. E, no final, à guisa de epílogo, uma "carta" de Casanova para o conde, que é, de alguma forma, a resposta à proposta do fidalgo e também, indirectamente, à da condessa.

No seu livro, Sándor Márai imagina o que se teria passado na derradeira noite de Casanova em Bolzano. O que lhe interessa não é a verdade histórica mas as atitudes e reacções do retratado. Melhor, o que verdadeiramente lhe interessa é, através da figura de Casanova e dos seus comparsas circunstanciais, penetrar no âmago das almas, nos seus mais íntimos pensamentos e desejos. Ao fixar as regras do jogo, parece que o escritor húngaro venceu o desafio que se propusera.

Sem comentários: