terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AS JÓIAS DA ÍNDIA





Foi inaugurada há algumas semanas no Museu do Oriente, e estará patente ao público até ao próximo dia 26 de Abril, a exposição "Jóias da Carreira da Índia", onde se poderão observar dezenas de peças de ouro e prata delicadamente trabalhadas e enriquecidas com preciosas gemas e esmaltes de cores vibrantes.

A reunião destas preciosidades, pertencentes em grande parte a coleccionadores particulares e oriundas de mundos diferentes e longínquos como a Índia, a China e o Sudoeste Asiático, permite um novo olhar sobre os riquíssimos objectos resultantes dos contactos e da confluência artística daquelas regiões, percorridas por nobres, missionários e comerciantes portugueses.

A grande aventura do Oriente não se limitou, pois, à pimenta de Cochim, à canela de Ceilão ou ao cravinho das Molucas. Foram as pedras preciosas que cativaram, desde logo, os primeiros aventureiros que desembarcaram das naus da Carreira da Índia.

O público poderá assim apreciar cerca de 200 objectos de inestimável valor artístico e material, numa realização de indiscutível interesse, como tantas outras que o Museu do Oriente tem promovido desde a sua abertura em 2008, e que muito contribuem para o nosso conhecimento de regiões geograficamente afastadas mas que em outros tempos nos foram particularmente familiares.


Sem comentários: