quinta-feira, 15 de maio de 2014

A EUROPA DO MEDO

A Europa do medo

i15052014_03

A propósito da publicação do livro do general Loureiro dos Santos abaixo referenciado, Fernando Dacosta publicou hoje no jornal "i" o texto que reproduzimos:

“A União que os europeus pensaram ser de solidariedade e de entreajuda está em vias de se transformar numa União do Medo”, sintetiza o general Loureiro dos Santos no seu notável livro “Reflexões Sobre Estratégia VII – Tempos de Crise”, agora em lançamento.

Especialista em questões de defesa – que perspectiva sob prismas culturais, históricos, sociológicos, económicos, políticos – o autor reafirma-se como um dos nossos pensadores, na sua área, de maior acutilância. A situação do mundo, da Europa e de Portugal (evoluções e alternativas) estrutura a sua última obra, tornando-a uma singular reflexão de lucidez e oportunidade, e actualidade. Rejeitando visões monetaristas, Loureiro dos Santos desmonta a ditadura da economia, da austeridade, da subserviência aos neo-imperialismos que estão a pôr em causa “a coesão social” e “os regimes democráticos”.

Uma consequência dessa política será o “afastamento dos 17 estados da União não pertencentes à zona euro, relativamente ao bloco germano-eslavo”; estados que passarão a aceitar novas e maiores “aproximações aos EUA”, fruto da sedução exercida sobre eles por parte de Washington, a fim de poder “constituir-se (juntamente com a Inglaterra e os restantes 16) um bloco marítimo” que evite “uma Europa alemã”, uma Europa onde a UE, a conformar-se já com “o seu próximo desmantelamento”, pouco contará.

De novo à solta, “os demónios da germanofobia” espalham-se pelos desfavorecidos, pelos humilhados povos europeus numa reacção às acusações “de laxismo e de gastadores” ante “o rigor e a disciplina germânicas”, o que recorda a arrepiante retórica “dos comícios que proclamavam uma raça ariana superior”.

Dada a importancia desta obra, sobre a qual Fernando Dacosta traça pertinentes comentários, a ela voltaremos brevemente.


Sem comentários: