quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"EVGHENI ONEGHIN" EM BUCARESTE


A Ópera Nacional de Bucareste apresentou nos dias 21 e 23 de Setembro a ópera Evgheni Oneghin, de Tchaikovski, integrada nas manifestações do XX Festival Internacional George Enesco.


Têm os romenos uma longa tradição musical, e cultural, muitas vezes menosprezada no Ocidente.

O espectáculo, no Teatro da Ópera, no fim do Bulevardul Mihail Kogâlniceanu, foi um momento para reviver as obsessões sexuais de Tchaikovski (e porventura de Pushkin, autor do romance, premonitório, que serviu de tema à ópera), aqui traduzidas no duelo fatal entre o arrogante Evgheni Oneghin e o jovem poeta Vladimir Lenski.


A orquestra, dirigida pelo maestro Iurie Florea, teve um correcto desempenho, tal como solistas e coro, com alguns momentos de grande brilho vocal. O mesmo não se poderá dizer da encenação, da responsabilidade de Ion Caramitru, que revelou uma leitura superficial do drama (ignorando a ambiguidade emocional das relações Oneghin/Lenski, que o encenador não soube ou não quis evidenciar), acrescida de alguma falta de imaginação e sujeita às limitações técnicas do palco.

Em qualquer caso, um espectáculo que não desmereceu Bucareste, considerada como a Paris do leste europeu, o que pode ser sobejamente confirmado por quem a visita.


O público, que encheu por completo o teatro, era composto por alguns estrangeiros, provavelmente turistas, várias senhoras muito "veche România", bastante juventude e os habituais frequentadores de ópera. Os aplausos foram prolongados e vibrantes.

Sem comentários: