quarta-feira, 25 de maio de 2011

A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO



Publiquei o mês passado um post sobre o livro de Antoine Vitkine Mein Kampf - Histoire d'un livre, cuja tradução portuguesa acabava de ser editada. Pareceu-me um livro decente, razoavelmente documentado, abordando a criação e divulgação da bíblia do nazismo, embora com algumas alusões à chamada "teoria da conspiração". Por esse livro tomei conhecimento que Vitkine, jornalista e realizador de documentários, dera à estampa, em 2005, uma outra obra, Les nouveaux imposteurs, que agora acabei de ler.
 
Se o autor pretendeu desconstruir aquilo a que chama "teoria da conspiração", criada pelos "novos impostores", o seu propósito falhou. Ao tentar desmontar as "conspirações", que classifica como meras coincidências, Antoine Vitkine mais não faz do que dar razão aos que, não sendo totalmente ingénuos, entendem que nem tudo acontece por acaso.

Direi mais: na tentativa inútil de "desmascarar" os pretensos "conspiradores", Vitkine acaba por fornecer indicações preciosas sobre factos, pessoas e obras que muito aproveitam a quem se interessa por estas matérias e que sem o contributo de A.V. provavelmente nunca conheceriam. Suscita-se, assim, uma dúvida: pretendeu o autor destruir as teorias da conspiração ou, ao contrário, e com esse pretexto, antes diligenciou carrear novo material, porventura desconhecido, para utilização dos supostos "conspiradores"?.

Numa coisa Vitkine tem absoluta razão. Quando alude ao envolvimento de Roosevelt no ataque japonês a Pearl Harbor. Escreve ele: «La raison d'État est parfois scandaleuse au regard de la morale ordinaire. Les historiens sont quasiment certains, aujourd'hui, que le président Roosevelt a laissé les Japonais attaquer Pearl Harbor pour pousser une opinion américaine jusque-là réticente à entrer en guerre contre l'Allemagne et le Japon. À cet acte que d'aucuns trouveront scandaleux et amoral, nous, Français, devons probablement d'avoir été liberés du nazisme. Roosevelt est-il un salaud ou un homme d'État?» (Página 60).

É claro que hoje todas as pessoas honestas e informadas conhecem este triste episódio da história americana. O ataque a Pearl Harbor não apressou, como às vezes se diz, o fim da guerra, antes causou a morte de  mais de 2.500 marinheiros da esquadra americana, havendo ainda a registar mais de 1.200 feridos militares, além dos mortos e feridos civis. Uma comissão de inquérito nunca esclareceu devidamente o caso, mas o ataque foi pretexto para a entrada dos EUA na Segunda Guerra. Tal como nenhuma comissão de inquérito esclarecerá alguma vez se o ataque às Torres de New York foi ou não o pretexto para a invasão do Afeganistão e do Iraque. Sobre Pearl Harbor e Roosevelt, o escritor e político francês Alain Decaux documenta exaustivamente o caso no seu livro Nouveaux Dossiers Secrets (1967).

Concluindo, o livro em apreço não consegue identificar qualquer pretenso impostor a fabricar teorias conspiratórias. Se algum impostor existe ele é o próprio Antoine Vitkine.


1 comentário:

Anónimo disse...

Pois, pois, conspiram e não querem que se diga que é verdade e arranjam depois teorias.