terça-feira, 19 de setembro de 2017

A IGREJA PAROQUIAL DA BAIXA DA CIDADE, EM BUDAPESTE




A Igreja Paroquial do Centro da Cidade, em Budapeste, junto à Ponte Erzsébet é certamente o mais antigo edifício de Peste. A sua história tem cerca de dois mil anos. Na cripta pode ver-se o que resta de um posto de comando do exército romano. O templo foi edificado em estilo românico, no século XI, pelo rei Santo Estêvão, no local da sepultura do bispo S. Gellért, e de que se conservam alguns vestígios. No século XIV foi construída a actual igreja gótica, que os turcos utilizaram como mesquita durante a ocupação otomana. Em 1723 a igreja foi destruída por um grande incêndio, tendo sido posteriormente restaurada em estilo barroco.

A igreja possui um fresco do século XIV representando a Virgem e o Menino, e os restos de um Mihrab, local de oração do culto muçulmano, virado para Meca, e que foi conservado até hoje. O compositor Franz Liszt dirigiu alguns concertos nesta igreja.

Publicam-se a seguir, os folhetos relativos ao templo e algumas fotografias.










































Esta igreja, sobranceira ao Danúbio, é um dos templos que importa visitar, depois da Catedral de Santo Estêvão e da Igreja de Mattyas.

1 comentário: