domingo, 10 de setembro de 2017

A IGREJA DE MÁTYÁS EM BUDAPESTE




A Igreja de Mátyás, em Budapeste (mais propriamente em Buda), dedicada à Virgem Maria, foi construída entre os séculos XIII e XV (fundada em 1255 pelo rei Béla IV), mas o seu nome refere-se ao rei Mátyás Corvinus que aqui foi coroado em 1458, um dos mais notáveis soberanos da Hungria, que reinou até 1490. Embelezou o templo, que já fora reconstruído em 1387 por Segismundo do Luxemburgo.



Muitos pormenores originais perderam-se quando os turcos, em 1541, transformaram a igreja na sua Grande Mesquita. Depois da expulsão dos turcos, em 1686, e com o templo quase completamente destruído devido à luta então travada, a igreja foi novamente reconstruída em estilo barroco. Em 1896, Frigyes Schulek terminou os trabalhos, emprestando-lhe um aspecto neo-gótico. Outra vez danificada durante a Segunda Guerra Mundial, foi recuperada em 1970.



Devem assinalar-se o Altar-Mor, com a estátua da Virgem, o Oratório Real, onde figura uma cópia da coroa da Hungria e das outras insígnias reais, que estavam no Museu Nacional e se encontram hoje no Parlamento, o túmulo do rei Béla III, a Capela de São Ladislau, o Púlpito, os vitrais, o Portal da Virgem e a estátua da Madona Barroca.








Altar Mor


Capela de Santo Emeric


 Na Capela do príncipe Santo Emeric figuram à sua direita seu pai Santo Estêvão e á sua esquerda o seu guardião São Gellért.


Túmulo do rei Béla III


Neste túmulo estão os restos mortais do rei Béla III e de sua mulher Ann Châtillon, encontrados em Székesfehérvár.


Capela do rei São Ladislau

 Nesta capela pode ver-se um relicário com uma cópia da cabeça do rei.


Oratório Real

Destinado às orações privadas dos monarcas, estão agora expostas no Oratório Real, em cópia, as insígnias reais da Hungria, cujo original está presentemente no Parlamento. O último rei a ser coroado nesta igreja foi Carlos IV (Carlos I como imperador da Áustria, em 1916).






Púlpito

Em volta do púlpito figuram, com os respectivos atributos, São João, Santo Agostinho, São Lucas, Santo Ambrósio, São Marcos, São Gregório Magno, São Mateus e São Jerónimo.






Portal de Santa Maria

Este Portal é o relevo mais importante da igreja. Data de cerca de 1370 e representa a Assunção da Virgem Santíssima. Destruído aquando do colapso da torre em 1384, foram os restos preservados e podem ser hoje vistos em caixas de vidro. O relevo que figura sobre a porta é uma reprodução completa do que terá sido o original.

Estatua da Madona

A esta estátua está adicionada uma lenda. A Madona foi colocada na igreja durante a ocupação turca. Quando a igreja foi destruída em 1686 a Senhora apareceu milagrosamente o que significou para os turcos um preságio de derrota.

Sem comentários: