quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SECESSÃO DA CATALUNHA ?



A manifestação de ontem em Barcelona, que, segundo o EL PAÍS, reuniu mais de um milhão de pessoas, constituiu uma prova exuberante da progressiva tendência independentista da Catalunha.

Perante a crise que afecta a Espanha, aquela comunidade autónoma reivindica a sua separação da monarquia e a sua dissociação das medidas de austeridade impostas ao país pelo governo de Mariano Rajoy.

A grandiosidade da manifestação não deve surpreender, já que neste clima de desagregação da Europa é perfeitamente natural que também as regiões com características específicas se comecem a desligar dos países que integram.

O sinal do fim de um certo tempo que os dirigentes europeus, por mediocridade intelectual, miopia política ou refinado cinismo se recusam a encarar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, aposto que esse milhão de pessoas é constituído por gente que não é mediocre, nem míope, nem cínica. São tudo mentes esclarecidas, nada egosítas, nada viradas para o seu próprio umbigo; gente que percebe que afastar-se, saltar fora, é melhor do que assumir responsabilidades; gente que percebe que fechar-se em si é solução.

Bah... os tempos mudam independentemente da mediocridade ou não dos dirigentes europeus, são sempre os dirigentes que têm culpa, mesmo que os povos sejam profundamente estúpidos...

Xico disse...

Saudades de Carlos Magno. Como dizia Vieira, correm atrás de um trapo, como o peixe atrás do isco.
Ainda me lembro da luta dos movimentos idependentistas da África colonial contra o tribalismo, pensando que a velha Europa se esquecera já de godos, ostrogodos, suevos, alanos, etc. A minha admiração vai para o vândalos. Ao menos partiram esta xxxxx toda. A grandeza de um passado reduzida a nada mais que disputas futebolísticas.