segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BLAIR E BUSH NO T.P.I.



Escrevendo em "The Observer", o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz e herói do movimento anti-apartheid, acusa Tony Blair e George Bush de terem mentido sobre as armas de destruição maciça no Iraque, de promoverem a devastação daquele país e de terem "deixado o mundo mais desestabilizado e dividido do que qualquer outro conflito na história".

Segundo Tutu, o derrube de Saddam Hussein no Iraque criou as condições para a guerra civil na Síria e para a possibilidade de um conflito generalizado no Médio Oriente envolvendo o Irão.

Considerando o número de mortos durante e após a guerra no Iraque, para além da destruição do país e do sofrimento da população, Desmond Tutu entende que tal é motivo bastante para que Bush e Blair sejam julgados pelo Tribunal Penal Internacional da Haia, uma vez que dirigentes de outros países, com muito menos responsabilidades, foram presentes àquela instituição para serem julgados por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade

O texto do jornal, que deve ser lido e meditado, é um notável libelo acusatório contra o ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush e o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que continuam a passear-se (pelo menos o segundo) pelo mundo, indiferentes às tragédias que desencadearam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo me parece, faltam lá mais dois que o arcebispo Tutu se esqueceu de mencionar! Também fizeram parte dessa orquestra de tão infeliz memória. Quanto ao Blair, como não tem qualquer resquício de vergonha na tromba, continuo passeando pelo mundo fora a sua miserável incompetência.
Como é possível que a esta triste figura ainda existe alguém que passe cartão? O mundo é de facto um lugar muito estranho e mal frequentado.
Marquis