quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ASAS DA CULTURA



O embaixador da China em Lisboa inaugurou esta tarde, no Centro Científico e Cultural de Macau, e no âmbito da cooperação Portugal-China, a exposição "Asas da Cultura", promovida com o intuito de revelar o essencial da política cultural chinesa no século XXI.

Numa civilização velha de 50 séculos, a cultura chinesa renovou-se continuamente ao longo da história, absorvendo novos elementos e adoptando novos horizontes, contribuindo assim para o engrandecimento da nação.

Na China de hoje, em que após a revolução cultural de Mao Zedong ganha estatuto uma nova reforma cultural, o Estado cria infra-estruturas e serviços culturais para o grande público, promove o florescimento de indústrias culturais e impulsiona a criatividade nas artes, na literatura, no design, etc. Aplica também novas tecnologias e incentiva a inovação cultural e o diálogo intercultural e também o aprofundamento das trocas com as outras partes do mundo.

Tudo isto, sem esquecer a ópera tradicional chinesa, as inscrições a tinta no papel e na pedra e as porcelanas, já multiseculares.

Devem-se aos chineses algumas das grandes invenções da história da humanidade e sendo Portugal o país ocidental que mantém relações com a China desde o século XVI, importa fortalecer os laços entre os dois povos até porque, bem no fundo, teremos mais afinidades com os chineses, embora a nossa herança cultural seja mais recente, de que com países que possuem apenas 200 anos de história.

2 comentários:

João Alves disse...

O texto estava muito bom, mas a conclusão parece-me, senão errada, pelo menos duvidosa. É que os países que possuem 200 anos de história não são marcianos. São os nossos herdeiros. Logo possuem a nossa herança cultural. Eu posso ter muitas afinidades com o merceeiro onde compro desde os tempos dos meus avós, mas certamente com os meus filhos a afinidade será maior.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA JOÃO ALVES:

Também há maus filhos de boas famílias. É verdade que existem países bons com 200 anos de história, mas nem sempre.