domingo, 27 de novembro de 2011

AS VITÓRIAS DOS PARTIDOS ISLÂMICOS

Abdelilah Benkirane

O ministério do Interior marroquino anunciou hoje que o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), um partido islamista (ainda que considerado  moderado), ganhou as eleições legislativas desta semana, obtendo 107 dos 395 lugares do parlamento.

O Partido Istiqlal (independência), do actual primeiro-ministro Abbas El-Fassi, ficou em 2ª posição, obtendo 60 lugares e o Rassemblement National des Indépendants (RNI), de Salaheddine Mezuar, obteve 52 lugares.

Assim, o rei Mohamed VI deverá convidar o secretário-geral do PJD, Abdelilah Benkirane, para formar governo. Os islamistas, que ganharam as eleições na Tunísia, que ganharão certamente as eleições que amanhã começarão (espera-se)  no Egipto, que se instalaram com a ajuda da NATO (?!?) na Líbia e que procuram derrubar o governo sírio de Bachar Al-Assad, estão a apoderar-se, pela via democrática, da governação do mundo árabe.

A solução será o Islão, como proclamam os Irmãos Muçulmanos, ou o Islão significará um retrocesso no capítulo dos direitos humanos, como são entendidos, mas mediocremente respeitados, no Mundo Ocidental? É exportável a Democracia, como, apesar das suas progressivas limitações, ainda a entendemos na Europa?

Todas estas questões, e muitas outras, terão resposta no decorrer do próximo ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

O islão são absurdos que começam pelo engano e acabam na desgraça.