quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O ANÚNCIO FEITO A LONDRES


Dezenas de jovens iranianos, presumivelmente estudantes, assaltaram ontem, por duas vezes, a embaixada do Reino Unido em Teerão, saquearam o interior e substituíram no mastro a bandeira britânica pela iraniana. O edifício foi apedrejado, muitos documentos queimados e trazido para o exterior o retrato da rainha Isabel II, enquanto os manifestantes gritavam "morte à Inglaterra", e também "morte à América" e "morte a Israel". Foi também ocupada durante algumas horas a residência do embaixador expulso pelo Irão.


Iran : l'ambassade de Grande-Bretagne prise... por Nouvelobs

Este incidente verifica-se na altura em que o governo de Londres decidiu aplicar sanções ao Irão, devido às suspeitas que existem sobre o programa nuclear iraniano. Como medida de retaliação, o Irão expulsara já o embaixador britânico e no parlamento iraniano um deputado anunciou que poderia repetir-se na embaixada inglesa o mesmo cenário verificado em 1979 na embaixada dos Estados Unidos, com a tomada de reféns.

Segundo a agência noticiosa Fars, as forças de segurança conseguiram travar o ataque, levado a cabo por uma minoria da grande multidão que protestava frente à embaixada.

O governo britânico manifestou-se profundamente chocado e o Conselho de Segurança condenou severamente o saque da embaixada. Barack Obama qualificou o ataque de inaceitável.

Aguarda-se agora o desenvolvimento da situação, numa altura em que o Ocidente exige a queda do regime de Bachar Al-Assad, na Síria, e que segue para a base naval síria de Tartus uma frota de navios de guerra russos, entre os quais o porta-aviões "Almirante Kuznetsov", numa manifestação musculada de apoio ao governo de Damasco.

1 comentário:

Anónimo disse...

O baile ainda agora começou...