sábado, 3 de fevereiro de 2024

O MISTÉRO DA ESTRADA DE SINTRA

O Mistério da Estrada de Sintra, que é considerado o primeiro romance policial português, foi publicado sob a forma de cartas anónimas, e à maneira de folhetim, no "Diário de Notícias", em 1870. Na última carta, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão assumem-se como autores e esclarecem tratar-se de uma brincadeira, para sossego dos leitores que haviam pensado relatarem as cartas a existência de um verdadeiro crime. A obra foi posteriormente editada em livro em 1884, tendo tido sucessivas reedições.

A Estrada de Sintra só aparece no início da obra, onde se cruzam diversas histórias, entre as quais o longo intermezzo de uma vista à ilha de Malta, que ocupa quase metade do livro, e que me suscita a curiosidade de saber porque foi escolhida aquela ilha, já então ocupada pelos britânicos, para introduzir um ponto de ruptura na história. Porque não, por exemplo, a Sicília? Eu sei que Eça fora cônsul de Portugal em Bristol e Newcastle, daí talvez o interesse em introduzir um oficial inglês no urdidura, tanto mais que o dito estivera nas Índias, já então também britânicas.

Lera o livro há quarenta anos, reli-o agora. E surgiu-me a vontade de saber qual a participação no mesmo que é devida a Eça e a Ramalho. Mas a preguiça, e a saúde, não me incentivam a fazer pesquisas. Suponho que tenha havido grande colaboração a nível do estabelecimento do enredo. E a escrita? Algumas páginas são incontestavelmente do punho de Eça.

Porque possuo uma vasta bibliografia passiva de Eça de Queiroz, logo que a disposição me seja favorável procurarei indagar.

Mas desiludam-se os amantes de Sintra, já que o local só acidentalmente figura nas primeiras páginas.


Sem comentários: