quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

O VISCONDE DE VILLA-MOURA

Bento de Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo (1877-1935), foi o primeiro e único Visconde de Villa-Moura, título concedido por D. Carlos I. Deputado, novelista, ensaísta, cronista, devem-se-lhe numerosas obras, entre as quais A Vida Mental Portuguesa - Psychologia e Arte (1909), Nova Sapho - tragedia extranha: romance de pathologia sensual (1912), Fialho d'Almeida (1916) ou As Cinzas de Camillo (1917). Correspondeu-se com Fernando Pessoa, pertenceu ao movimento Renascença Portuguesa, foi cronista da revista "A Águia" e um grande admirador de Camilo Castelo Branco, sobre o qual publicou vários livros.

O Visconde de Villa-Moura por António Carneiro

Numa das suas primeiras obras, A Vida Mental Portuguesa - Psychologia e Arte, expõe o seu pensamento artístico e literário. Em Nova Sapho, aborda claramente o lesbianismo, a homossexualidade masculina e a necrofilia, o que provocou um escândalo na época. Fialho d'Almeida é um ensaio sobre o autor de Os gatos. Em As Cinzas de Camillo, dedicado a Nuno Plácido Castelo Branco, evoca a sempre recorrente questão da trasladação para o Panteão dos restos mortais do escritor.

O Visconde de Villa-Moura é hoje uma figura praticamente esquecida, ainda que seja mencionado duas vezes na História da Literatura Portuguesa, de António José Saraiva e Óscar Lopes. 

Escritor decadentista e saudosista, teve alguma notoriedade no seu tempo. As obras que conheço são aquelas cuja imagem reproduzo. Procurei durante muitos anos um exemplar de Nova Sapho, que nunca encontrei e que, por isso, não tendo lido não posso comentar.

Na sua introdução a Sodoma Divinizada, de Raul Leal, o organizador da edição, Aníbal Fernandes, refere-se a Nova Sapho, cuja publicação foi simultaneamente um êxito e um escândalo.

O Visconde de Villa-Moura, rico proprietário, não se casou e não teve descendência, sendo o título considerado extinto.


Sem comentários: