terça-feira, 1 de janeiro de 2019

SALÓNICA VII - O PALÁCIO DE GALÉRIO




O Palácio de Galério foi mandado construir pelo imperador no início do século IV, e constituía um importante complexo que incluía além do Palácio propriamente dito (este composto por diversos edifícios), o Arco Triunfal e a Rotunda, e mais ao lado, a leste, o Hipódromo. Na extremidade sudoeste do Palácio localizava-se o Octagon, provavelmente a sala do trono, mas de toda a imponente construção apenas restam hoje vestígios.


As ruínas do Palácio encontram-se na Praça Navarinou, rodeadas por edifícios modernos, e evidenciam a existência de um pátio central quadrado em volta do qual se erguiam as diversas construções, sendo o Octagon a mais imponente e certamente a mais luxuosa. O Palácio encontrava-se revestido de magníficos mosaicos, de que ainda hoje se pode observar alguns fragmentos.


O Palácio e o Forum constituíam o centro da vida diária de Salónica, que fora transformada em capital da parte do Império Romano governada por Galério. O Complexo incluindo as actuais ruas adjacentes estendia-se por uma superfície de 150.000 m2.


No Hipódromo, de que existem vestígios na actual Praça do Hipódromo, tinha aproximadamente 450 m de comprimento e 95 m de largura. Era um espaço por excelência onde o público comunicava com o imperador manifestando a vontade popular. Galério podia passar directamente do palácio para a tribuna imperial (kathisma), que estava localizada na parte ocidental do Hipódromo. Na parte norte havia doze compartimentos (carceres) onde se encontravam as bigas.





















  












Reconstituição do Complexo de Galério


Escultura na Praça Navarinou (ao lado do Palácio)

Idem

Praça (aliás rua) do Hipódromo

Reconstituição do Hipódromo

Depois dos posts sobre a Rotunda e o Arco, aqui fica uma descrição sumária do Palácio de Galério, com referência ao Hipódromo, onde Teodósio, o Grande, em 390, ordenou o massacre de 7.000 salonicences, sob o pretexto de que os habitantes da cidade se tinham revoltado contra a guarnição goda.


Sem comentários: