quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

SALÓNICA VIII - O FÓRUM ROMANO




O Fórum Romano de Salónica, a antiga Agora, está situado no fim da avenida Aristóteles, ao sul da Igreja de São Demétrio. Ocupa uma vasta superfície e a sua utilização era idêntica à dos seus congéneres espalhados pela Antiga Grécia e, depois, pelo Império Romano, isto é, um lugar de reunião dos cidadãos.





Foi descoberto por acidente, na década de 1960, quando se procedia a escavações para a construção do Tribunal Central da cidade, projecto descartado, privilegiando-se a conservação das ruínas. Uma parte do complexo primitivo encontra-se, contudo, soterrada sob os edifícios já existentes naquela zona. Além do amplo terraço de dois pisos, o Fórum incluía instalações de banhos públicos, um pequeno teatro e outros edifícios, decorados com mosaicos de que ainda restam vestígios.





A sua construção inicial terá ocorrido antes da ocupação romana, mas foi durante esta, e especialmente durante o período da Tetrarquia Imperial, que terá sido concluído na forma que as ruínas hoje revelam. Julga-se que a sua utilização durou até ao século VI. Uma parte da área foi destruída pelo grande incêndio de Salónica, em 5 de Agosto de 1917.





Lamentavelmente, como em muitos dos locais históricos da cidade, não existe um catálogo pormenorizado deste antigo e importante centro social e religioso. Alguns painéis nas instalações subterrâneas, cujas fotos se apresentam, fornecem uma escassa informação sobre a Agora durante o período otomano.











Convite para combate de gladiadores no ano 249


Nas vitrinas da galeria subterrânea são exibidas peças encontradas nas escavações.


Sem comentários: