terça-feira, 22 de agosto de 2017

A CATEDRAL DE SANTO ESTÊVÃO, EM BUDAPESTE







Santo Estêvão é considerado o primeiro mártir do Cristianismo. Quando falamos de Catedral de Santo Estêvão, há sempre que notar se estamos a referir-nos à catedral de Viena ou à de Budapeste, pois ambas são dedicadas ao mesmo santo.


 Altar-Mor 


No caso actual, a referência é a Catedral de Budapeste, magnífico edifício cujo projecto foi encomendado a József Hild, em 1845. Depois da sua morte, em 1867, as obras continuaram sob a orientação de Miklós Ybl. Ao fim de cinquenta anos, a catedral foi concluída József Kauser.


Em estilo neo-clássico, com uma planta em forma de cruz grega, o templo, com a fachada voltada para o Danúbio, oferece uma esplêndida visão do largo fronteiro, agora valorizado com mosaicos de mármore de diversas cores.

Relicário

Numa capela, por trás do altar-mor, encontra-se a relíquia mais importante da Hungria, a mão direita mumificada de Santo Estêvão (Szent István), conservada num precioso relicário.

Altar da Virgem Maria

A pintura que figura no altar da Virgem Maria representa o rei Santo Estêvão  a oferecer à Virgem a coroa que representa o seu país, sendo a tela da autoria de Gyula Benczúr.


O mosaico que ornamenta o interior da cúpula representa o Pai Eterno, rodeado por Jesus, os anjos e os profetas.


No altar-mor encontra-se a estátua, em tamanho natural, de Santo Estêvão, em mármore de Carrara, obra de Alajos Stróbl.



No tímpano da fachada, em relevo, estão os santos húngaros prestando homenagem à Virgem Maria, padroeira da Hungria.



Ainda uma vista da parte posterior da catedral, a partir da avenida Andrássy.



2 comentários:

João Alves disse...

Santo Estevão é de facto o primeiro mártir cristão, mas a basílica de Santo Estevão em Budapeste não é consagrada àquele mártir cristão mas ao primeiro rei da Hungria, Estevão I, que viveu quase 1000 anos após o mártir santo Estevão. O braço ali guardado é do rei Estevão e não do mártir Estevão. Ambos foram canonizados. Julgo que a catedral de Viena, essa sim, é dedicada ao mártir Santo Estevão.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Tem toda a razão. Deveu-se a confusão ao facto de ambos serem santos. É evidente que o rei é muito posterior ao mártir. Muitas vezes as precipitações, devido a mudança de computadores, provocam estes lapsos.