terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O ÁRABE DE "O ESTRANGEIRO"




Escrevi aqui um texto a propósito da publicação de Mersault, contre-enquête, o livro do jornalista argelino Kamel Daoud, publicado o ano passado, sobre o romance de Albert Camus, L'Étranger.

É suposto que todos se recordam da narrativa de Camus: durante a época colonial francesa, na sequência de uma rixa, Mersault mata um jovem árabe, numa praia dos arredores de Argel. Revisitando o livro de Camus, Kamel Daoud põe em cena o imaginário irmão do morto, tentando que Mersault reconheça o seu acto.

Mas nem Camus, nem Daoud alguma vez aludiram ao nome do rapaz árabe que fora morto na praia.

Porque Camus deveria ter-se inspirado em algum acontecimento para escrever a sua obra, a historiadora americana Alice Kaplan, professora da universidade Yale, decidiu proceder a uma investigação sobre o assunto, fruto da qual surgiu uma "biografia" não de Camus mas, género bastante raro, do livro, intitulada En quête de "L'Étranger".

Sabendo que Camus fora jornalista do "Alger républicain", onde tinha as suas fontes e cujas notícias muitas vezes o inspiravam, Alice Kaplan resolveu pesquisar na imprensa argelina. Assim, tendo estado há alguns anos em Oran, consultou nos arquivos do diário "L'Écho d'Oran" os números relativos à década de trinta do século passado (o romance de Camus é de 1942). E encontrou o que procurava, numa notícia de 31 de Julho de 1939,  cujo título lhe chamou a atenção: «À Bouisseville. Une rixe sur la plage».

Os protagonistas tinham sido Raoul Bensoussan e o seu agressor «Kaddour Betouil, âgé de 19 ans, demeurant à Aïn-el-Turck, chez ses parents». A história fora contada a Camus por Raoul e Edgar Bensoussan, judeus pied-noirs que eram  conhecidos do escritor.

Reconstituindo os factos: dois árabes caminham na praia, quando um deles provoca uma rixa e fere Raoul com uma navalha. Raoul vai tratar dos ferimentos a uma cabana e regressa com uma pistola no bolso. Há uma segunda rixa, mas Raoul não utiliza a arma. Finalmente chega a polícia e prende um dos árabes, conseguindo o outro fugir.

Finalmente, passados 74 anos, a vítima anónima de Mersault tem um nome: Kaddour Betouil, e sobreviveu ao encontro.

Sem comentários: