sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A FRACTURA



 حبر العالم خير من دم الشهيد

 "A tinta do sábio é mais preciosa do que o sangue do mártir" (Hadith atribuído ao Profeta)

Gilles Kepel, islamólogo famoso, professor na École Normale Supérieure e em Sciences Po, autor de numerosas obras que modelaram o pensamento francês e mundial sobre o Islão, acabou de publicar La Fracture, onde considera que o Daesh operou uma "fractura" no ideal de "integração" dos filhos dos imigrantes pós-coloniais, fazendo cair uma suspeição terrível sobre a coesão sonhada da pátria.

Este livro reúne, precedidas de uma introdução, as crónicas do autor aos microfones de France Culture, entre o Verão de 2015 e o Verão de 2016, isto é, desde o ataque a "Charlie Hebdo" até ao atentado de Nice.

Ao longo das páginas deste livro, Gilles Kepel, eminente arabista e meu amigo, desenvolve o seu pensamento sobre as causas (e as consequências) do terrorismo dito islamista, debruçando-se sobre os actos praticados durante um annus horribilis. Desde então, não cessaram os actos visando "abalar as bases do Estado, apressar a decomposição da sociedade, desencorajar toda a gente e introduzir a desordem nos espíritos", para citar uma frase de Dostoyevsky, em Os Possessos, e cuja última ilustração foi o atentado no mercado de Natal de Berlim.

Profundo conhecedor do mundo islâmico, falando correctamente a língua árabe (literal e nas suas versões dialectais), Gilles Kepel investiga há mais de trinta anos esse mundo fascinante, e tive ocasião de fazer aqui em 2013 um comentário ao seu livro Passion arabe.

A evolução da situação no Mundo Árabe, nomeadamente após os ataques de 11 de Setembro de 2001, a invasão do Iraque, as "primaveras árabes", a guerra na Líbia e na Síria, e agora os atentados terroristas na Europa, tem levado os especialistas a uma reflexão sobre a relação dos muçulmanos com o Ocidente, já que nem todas as "certezas" que foram escritas podem ser dadas como adquiridas. Regressa a questão do "Orientalismo", tão bem equacionada por Edward Saïd e que suscitou larga controvérsia e contestação. Este é o momento da revisão de opiniões até aqui indiscutidas e indiscutíveis.

Também as teses de Gilles Kepel, figura incontroversa da islamologia, passaram a ser objecto de discórdia, ou porque o consagrado professor inflectiu a sua análise sobre os acontecimentos presentes, ou porque estes mudaram a própria natureza das coisas.

Confrontam-se hoje duas teorias principais: uma, sustentada por Kepel, a de que estamos a assistir a uma radicalização do islão; outra, que é defendida por Olivier Roy (também eminente islamólogo, professor e autor de cerca de trinta obras sobre o assunto), a de que estamos perante uma islamização do radicalismo. Como nesta área não há compartimentos estanques, nem um mundo a preto e branco, considero que os fenómenos se interpenetram, mas sou levado a privilegiar a tese de Olivier Roy. Não cabe aqui, evidentemente, explicar porquê: seria necessário revisitar a história do Ocidente, do Mundo Árabe e das suas relações mútuas durante, pelo menos, os últimos duzentos anos. Sobretudo nos últimos cinquenta anos.

Recomendo vivamente a leitura dos livros de Gilles Kepel, de Olivier Roy, e dos demais investigadores (e não apenas franceses) sobre tão premente problemática. Gostaria de ser optimista quanto ao futuro, mas não posso. Até porque, também eu, conheço alguma coisa da matéria.


Sem comentários: